Realizado encontro do Fórum de Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional

O objetivo é discutir ações e projetos para fomentar a importância e o desenvolvimento do tema
Realizado encontro do Fórum de Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional

A Comissão Permanente da Região Metropolitana, se reuniu na tarde desta quinta-feira (23), para discutir o primeiro Fórum de Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional.

O encontro, comandado pelo presidente Maurício Gasparini (PSDB), contou com representantes das Secretarias da Saúde e do Esporte, além de outros órgãos do Executivo de Ribeirão e das outras cidades que compõem a região metropolitana.

O presidente concedeu a palavra à vereadora Gláucia Berenice (DEM), que frisou a importância da questão, mais necessária essa preocupação por conta da pandemia de covid-19, que causou muitas dificuldades econômicas, prejudicando principalmente a alimentação de pessoas e famílias.

Na sequência, o presidente Maurício Gasparini, explanou sobre às funções e atividades do Fórum, que vão desde propor ações a fiscalizar o executivo.

Explicada a atuação do Fórum, foi a vez de Helena Vassemon, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar se apresentar. Ela destacou que em Ribeirão Preto a situação está EM ascendência com relação à segurança alimentar e pode se tornar referência no tema, mesmo com os desafios do enfrentamento da Covid-19. A criação da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional, a CAISAN, um passo importante para que em breve seja criado o plano municipal de segurança alimentar e nutricional.

Ainda durante o encontro, o vereador Maurício Gasparini, apresentou o primeiro projeto de lei relacionado ao Fórum, que institui a Semana de Alimentação Saudável na rede pública municipal.

O projeto tem por objetivo desenvolver programas e ações sobre a alimentação, combate a problemas relacionados como a obesidade infantil e demais informações necessárias que possam estimular, promover e desenvolver a alimentação saudável.

A representante da Secretaria da Saúde, Lilian Pimenta Nogueira, que é coordenadora do aleitamento materno da pasta, destacou a importância da amamentação. Ela citou também parcerias com outras secretarias nas ações de incentivo ao aleitamento materno. Essa estratégia conta com 600 profissionais capacitados, e a proposta é aumentar os indicadores, para que desde os pequenos, todos possam ter acesso a uma alimentação saudável.

Depois de ouvir os participantes do Fórum, o presidente da comissão pediu aos participantes, que tragam novas ideias para a discussão de novos projetos de lei sobre o tema. Depois dos agradecimentos, o vereador Maurício Gasparini encerrou os trabalhos. A data de um novo encontro ainda não foi definida, assim que marcada, os participantes serão informados.

Texto: Paulo Bahia (MTB 52189)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)